1 de agosto de 2008

laurentino gomes - o puro, o corajoso, o honesto que não se deixa enganar


Diz-nos este autor, após 10 anos de pesquisas das mais variadas fontes no seu mais recente livro, o galardoado "1808":

“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”

Portugal – uma das nações mais atrasadas da Europa em inícios do século XIX – encontrava-se freqüentemente diante da possibilidade concreta, estimulada e aconselhada por muitos a ter a sede de seu governo transferida para o Brasil, colônia da qual se tornara totalmente dependente. A cada crise no Continente Europeu a idéia se renova, mas somente a partir dos ecos da Revolução Francesa, mais particularmente em seu período Napoleônico, a idéia ganhou força e premência. Com maior vigor a partir de 1801 a idéia freqüentemente era cogitada. No entanto o Príncipe Regente D. João era fraco demais – inclusive fisicamente – medroso demais e indeciso demais para adotar medida de tão graves monta e repercussão."

Estamos perante um sábio, mestre do jornalismo, que após 10 anos de estudo consegue "qualificar" a história com adjectivos nunca antes somados e induzidos. Mais um jornalista de cartola que nos ilude a descobrir a história.... de Portugal e do Brasil....

Sem comentários: