20 de agosto de 2011

A arte dos artistas

Um artista português de nome Nuno Oliveira vai passar três dias numa gaiola (desenhada por si) na companhia de sete galinhas e sob o efeito de sedativos para demonstrar ao mundo a experiência "sonho que somos iguais"! Para quem pretender ir ver, é na Bienal de Cerveira (podem ir e visitar a vila que é muito bonita, passear e voltar que a performance acaba só no Domingo).
Não está disponível no catálogo mas este artista devia incluir na ficha técnica, da sua performance, a qualidade da molécula que vai mandar para o cérebro e a posologia que vai ingerir. Também, devia incluir na ficha técnica a raça dos galináceos, idade e peso e, por fim, a idade legal a partir da qual se pode ver a performance e se esta é discernível para espectadores só com a escolaridade obrigatória.
Quanto ao "sonho" deste inteléctual, temo que nem as galinhas nem os Xanax o ajudem a acordar para a realidade, aliás, é graças a estes e muitos outros artistas que eu me sinto tão diferente.



* Fiquei a saber que a seguir a esta performance a artista colombiana Triny Prada vai fazer arte e vai cozinhar as sete galinhas, anteriormente engaioladas, num repasto que será oferecido ao público presente!!... a "arte" dos "artistas" não pára...  
... porque é que estas duas performances fazem-me tanto lembrar a arte política que se pratica na República Portuguesa?

3 comentários:

George Sand disse...

Olá João. Está fantástico. Tenho imensa pena de não poder ir assistir...ao evento artístico. Mas se não se importa vou fazer um pequeno texto com remisão para o seu blogue para as pessoas não orrerem o risco de perderem. Afinal são só cinco duias que a exposição está patente ao público.

George Sand disse...

Com este teclado, bem podia eu, também estar presente na bienal...:)

João Amorim disse...

caro George

Como dizia um comentador: "é disto que o meu povo gosta"...