30 de maio de 2012

Foices e martelos


Na Polónia o comunismo e nazismo são equivalentes. A lei polaca proíbe a ostentação de cruzes suásticas, foices, martelos e afins. Ler esta notícia soa-me bem. Há países onde o preconceito não é lavrado pelas circunstâncias históricas. A Polónia foi víctima da Alemanha e da Rússia mas esse não é o argumento. O argumento é compreender que o nazismo e o comunismo são expressões paridas do mesmo ideal repressivo e violento. Proibir a propaganda das duas faces – da mesma cara – é coerente.*


* Uma lei destas não é, de momento, exigível na República Portuguesa, coitadinha, tão socialista, tanta coisa que é mais importante do que perseguir comunistas, não é camarada Jerónimo (perseguidor de faxistas)?

2 comentários:

Marina Seminova disse...

Não sabia disso ! Gostei também de ler esta noticia.
Sera que vou ter que me pôr a ler jornais de esporte para ter boas novas ?!
Esta informação deveria ser mais divulgada, para os historiadores e jornalistas pararem definitivamente de escrever que a Polônia foi “libertada” pelo exécito da União Soviética, consagrando assim o regime soviético num papel providencial.
Beijos,
Marina Seminova (Alias a tua priminha de Paris na pele da magnifica duquesa russa de Hugo Pratt)

João Amorim disse...

Querida prima, digo duquesa, seja bem vinda; não querendo falar de futebol, não tenho dúvidas que os jornalistas desportivos conseguem ser muito objectivos se comparados com os seus colegas, "jornalistas", notíciosos.