18 de agosto de 2013

Como eu gostava


"Tomara que em Portugal houvesse cem Lorenzos e que aqui derretessem as fortunas dando emprego a milhares de portugueses. É a cultura da inveja, sem dúvida o pior traço da mesquinhez ocultada pelos "valores" e pelas "convicções". Espero encontrar a Judite na próxima campanha do Banco Alimentar.
Vá, lembrando Almada, "coragem Portugueses, já só vos faltam as qualidades"."

Acossado por vários mail's de amigos vi a "tal" entrevista, de que se "fala", e descobri aqui quase tudo o que eu percepti sobre a mesma.
Muitas vezes me interrogo sobre a "coragem" dos fazedores de opinião e sobre as privilegiadas oportunidades para fazer esclarecer e fazer acontecer a história. Como eu gostava de estar cara a cara, perante milhões de teleespectadores, e perguntar ao Jerónimo como é possível ser-se comunista sabendo o que foi-é o Comunismo, perguntar ao Louçã porque é que exercita a existência da extrema-esquerda e não a extrema-direita, perguntar ao Mário Soares se soltou alguma lágrima pelos portugueses-africanos que padeceram face à ignomínia da sua descolonização possível, perguntar aos comentadores televisivos que sei serem monárquicos porque que nunca abriram a boca em público para "classificar" este regime, entre milhares de outras perguntas úteis que, sem má educação, poderiam ser feitas de norte a sul, a quem, nas últimas três décadas, governou, tratou e fez tratar dos assuntos de estado. A jornalista Judite deixou transparecer a sua índole – cuja fórmula é comum a muito português moderno: ressabiamento, inveja, covardia – e assumiu-se como a Dona dos bons costumes e das boas práticas descarregando num adolescente milionário a torrente de perguntas que deveria ter feito ao longo da sua carreira a muitos dos entrevistados que se sentaram à sua frente. Não o fez, não o faz, nem creio que as Judites e os Sousas que dominam o perguntês nas nossas estações alguma vez tenham a independência mental para o fazer.

1 comentário:

Anónimo disse...

TEM TODA A RAZÃO!!! OS CULPADOS SÃO OS QUE GOVERNARAM NOS ULTIMOS TRINTA ANOS E RECEBEM AGORA REFORMAS MILIONARAS OS MARIOS SOARES DESTE PAIS E A JUDITE DURAM TE ESTES ANOS FOI MA JORNALISTA PK TINHA OBRIGAÇÃO DE DENUNCIAR E AVISAR OS TUGAS DO QUE ESTAVA A SER FEITO A PORTUGAL